UX: 2021 Trends




O termo ‘experiência do usuário' ou ‘UX’ está cada vez mais em alta, assim como a carreira de UX Designer, que pensa e desenha as experiências de valor pro seu usuário/cliente. As tendências de UX Design para 2021 mostram que esses profissionais precisam se preparar para transformações tanto no âmbito tecnológico quanto no relacionado aos comportamentos do público analisado.


Neste post, listamos algumas tendências de UX para este ano de 2021.


  1. O uso da Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial não é mais novidade, principalmente quando se fala no desenvolvimento de produtos, onde o machine learning é bastante utilizado.

Para UX, a Inteligência Artificial pode ser utilizada na fase de pesquisa, buscando mais fontes, mais base de dados, auxiliando na análise para se tomar decisões mais estratégicas.


  1. Integração de Brand e Design

É natural que os times de Brand e Design comecem a falar a mesma língua a fim de que a experiência do usuário seja unificada, ou seja, como o produto interage com os usuários e como a marca cria um ambiente que gera valor. Trabalhar de forma estratégica em que a marca caminhe numa direção e a equipe de produto rume nesse mesmo caminho.


  1. Designer fora do time de Design

A integração de UX designers em diferentes áreas da empresa é uma tendência que pode transformar a experiência do usuário em qualquer fase do caminho que o cliente faz junto a empresa, e não apenas o cliente, o ux designer pode desenhar o processo de contratação de um novo colaborador, deixar de entregar apenas telinhas bonitas e entregar números, trabalhar como “advogados do usuário”, desenvolvendo processos, serviços e produtos focados no usuário.


  1. Atenção à LGPD

Adequação às questões legais entra como uma tendência para 2021. Visto que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil em setembro de 2020. Um aspecto a ser observado nesse processo é o consentimento entre as partes é necessário que os UX Designers saibam quais dados serão coletados. Mais que tendência para 2021, a atenção à LGPD é um código que vai reger nosso comportamento pessoal e profissional.


  1. Criação de um mercado de UX mais acessível

A valorização do profissional de UX é uma das maiores tendências para 2021. Tornar este mercado mais acessível também é uma demanda para o UX Designer, identificar o cenário atual e construir pontes entre o mercado e os mais diversos grupos a fim de levar o conhecimento para outros espaços, através de mentorias, webinários, integrando a maior quantidade de pessoas, para que elas também consigam atuar nos seus lugares.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo