Tendências da Inteligência Artificial no direito




A inteligência artificial funciona através do aprendizado contínuo pela coleta, processamento, pesquisa e análise de informações. Assim consegue desempenhar diversas funções importantes para os advogados, tais como: automatizar tarefas, realizar pesquisas, rever contratos e prever resultados estão dentre suas atribuições.


Com a criação do sistema Watson, pela IBM, os robôs conseguem realizar atividades de uma equipe inteira de advogados através da computação cognitiva, conseguem processar informações semelhantes ao cérebro humano. O robô Ross chegou ao mercado em 2017 e se tornou uma referência de atuação da inteligência artificial na advocacia. A tecnologia de Ross consegue analisar documentos e orientar advogados para as melhores decisões.


Benefícios da inteligência artificial no Direito


Utilizar a inteligência artificial no Direito tem muitas vantagens, tais como:


  • Agilidade na resolução dos processos;

  • Prever tendências e demandas para ajudar o advogado a tomar decisões mais fundamentadas.

  • Redução de gastos e otimização da produtividade


Advogados em risco?


A inteligência artificial não coloca em risco a profissão do advogado porque os robôs, apesar de terem uma capacidade cognitiva, não possuem a expertise e o conhecimento inerente aos profissionais. Eles podem executar tarefas como elaboração de relatórios, análise de dados e resumo de processos . Mas, redigir uma peça, defender um cliente e suporte através de serviços jurídicos são ações que apenas os advogados estão aptos a executar.


Desafios


Ao adotar inovações em um mercado tradicional jurídico alguns desafios irão surgir, principalmente por parte da aceitação dos advogados, poderão se observar os seguintes desafios:

  1. Resistência à mudança

  2. Medo de dos postos de trabalho

  3. Necessidade de qualificação profissional


Inteligência Artificial (IA) para o setor jurídico


Existem muitos softwares jurídicos que utilizam a inteligência artificial para otimizar o trabalho dos advogados. Com essa tendência eles podem dedicar mais tempo a atividades intelectuais e menos tempo a atividades rotineiras.


Separamos para você neste post algumas tendências e funcionalidades da inteligência artificial que podem ajudar você e seu escritório:


Revisão de contratos


Uma funcionalidade da inteligência artificial no Direito é a revisão contratual, como escanear o contrato e mostrar cláusulas omissas ou que necessitam de revisão.


Previsão de resultados


A inteligência artificial é capaz de analisar documentos para tomar a melhor decisão, otimizando o processo de análise de probabilidades, comparação de ações similares e de tendências da jurisprudência, trabalhando com modelos preditivos e jurimetria.


Robôs


Os robôs tornam o atendimento mais eficientes. Os chatbots são softwares instalados no site do escritório e realizam o atendimento preliminar de clientes, respondendo dúvidas comuns aos clientes e direcionando os casos aos advogados competentes.


Machine learning


Machine learning e os sistemas cognitivos são destaque entre as tendências tecnológicas do setor jurídico porque influenciam nas decisões e serviços do escritório, melhorando

a experiência dos clientes. Explorar a inteligência artificial por meio de ofertas e recomendações específicas para a área jurídica. Além disso, possibilitam a análise mais rápida de estatísticas para a formulação, por exemplo, de processos.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo