Buscar
  • Probono

Sindicatos em Tempos de COVID-19



A Reforma Trabalhista de 2017 (Lei 13.647/17) vem catalisando o processo de deterioração do poder das instituições públicas do trabalho e das entidades sindicais, através de políticas de flexibilização das relações trabalhistas, reconfiguração da classe trabalhadora que ascende a uma espécie de aversão ao coletivismo. A disseminação dessa cultura trouxe consigo uma gama de contratos individuais que afeta diretamente a força sindical, que se embasa nos assalariados formalizados, promovendo, assim, a fragmentação da classe trabalhadora e a aniquilação da representação dos sindicatos.


Diante do contexto mundial da pandemia do COVID-19, o trabalho sindical manteve-se em minimizar os danos causados aos seus sindicalizados, ou seja, ações e conquistas voltadas à proteção dos trabalhadores e das suas condições de trabalho. Porém, com o processo de fragilização dos sindicatos, juntamente com o aumento do desemprego, da queda de renda e da informalidade, todo o esforço virou-se para a sobrevivência dos sindicatos e a continuidade do seu trabalho. Buscando recuperar a sua legitimidade junto ao mercado de trabalho e as instituições relacionadas, nesse cenário, reinventar-se é a única saída para o sindicalismo no Brasil. O setor sindical se destaca na defesa dos interesses legítimos de suas categorias, agindo junto ao poder público e o setor patronal a fim de haja a proteção do emprego e do empregado, e, tendo isso em vista, é primordial que o sindicato esteja em contato direto com o sindicalizado, que o conheça, porém em tempos pandêmicos, como realizar essa aproximação?


A resposta está na tecnologia, na transformação digital. Hoje, com muitos estados do país aderindo ao lockdown, são raras as oportunidades em que as pessoas não estão diante de uma tela, seja ela do celular, tablet, computador, e alguns até mesmo da TV. Estar presente nesses canais de comunicação é de extrema importância para que com a popularização do sindicato, recupere-se o prestígio e a força sindical. É necessário se tornar uma instituição digitalmente ativa, presente na internet, nas redes sociais, trazer modernização para o atendimento ao sindicalizado.


Pensando nisso, preparamos um podcast falando sobre como iniciar a transformação digital no seu sindicato. Clique no link abaixo e confira.

>> https://www.probonodigital.com/downloadpodcast


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo