Buscar
  • Probono

O que é o Direito 4.0?

Atualizado: Jul 2



O Direito 4.0 é mais uma fase do direito em que a tecnologia se faz presente. Recursos tecnológicos como a inteligência artificial, big data e até mesmo IoT (internet das coisas) passam a integrar a rotina de diversos escritórios. Através desses recursos os advogados podem ter uma atuação muito mais estratégica no processo de tomada de decisões.


A evolução do direito nos trouxe o Direito 4.0, mas para isso foram necessárias diversas transformações. O Direito 1.0 foi a fase em que as atividades eram executadas de forma manual, com isso a prestação de serviços era entregue com pouca eficiência e possuía um custo bastante elevado. Já com o Direito 2.0 foram inseridos editores de textos e planilhas que automatizaram a rotina do advogado gerando mais rapidez para execução da rotina básica do advogado. O Direito 3.0 trouxe a automatização de rotinas e eliminação dos serviços de suporte, com softwares jurídicos e processos eletrônicos, trazendo mais agilidade para a rotina do advogado, que obteve mais tempo para focar em seu trabalho em si. A era do Direito 4.0 chega para transformar não somente a rotina do advogado, mas a sua forma de pensar.

Atualmente, o tema veio à tona pelo contexto de que estamos vivenciando o mundo “data-driven”, em que se manipula diariamente uma enorme quantidade de dados. Para encarar o Direito 4.0, o advogado precisará de muito mais que o conhecimento jurídico apenas. É necessário que o advogado entregue valor ao seu cliente, e para isso, o uso de novas tecnologias é essencial, pois têm se mostrado cada vez mais eficientes.


Agora é hora de começar a implementar o Dir


eito 4.0 de forma consistente para ter um diferencial no mercado. E lembre-se: sem medo de inovar!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo