Buscar
  • Probono

COMO ERRAR BARATO? (ÚLTIMO)


Lembra quando você estava na escola e resolvia equações?

A forma inicial para se resolver era dividindo em partes menores que você consegue resolver. 

Aqui a forma de se iniciar é a mesma. Tentar quebrar aquela dor em pequenas dores e tentar resolver cada uma. Tentar resolver todas de uma vez é mais difícil do que ir resolvendo em partes. Quando você tem uma parte resolvida consegue entender a outra parte não resolvida mais fácil. Esse movimento acaba sendo infinito no rumo da missão.

Quebrou em partes, ótimo! Agora identifique soluções para uma das partes. Antes de testar, crie uma hipótese para comprovar que essa solução resolve esta parte da dor.

Exemplo: Dor - pessoas não entendem o seu direito. Solução - enviar e-mail explicando o que aconteceu sobre cada andamento processual para clientes. Hipótese - Os meus clientes que receberam 5 andamentos processuais vão abrir mais de 50% dos e-mails.

Último passo é metrificar o teste. Se não metrificar não vai saber o resultado, vai chutar o resultado. Deve ser estabelecido uma forma de metrificação anterior a aplicação do teste e em momento algum a metrificação deve ser alterada para este teste. Quer testar outras coisas faça outros testes, mas deixe cada teste livre para o seu aprendizado. Não estou falando que você não pode aprender várias coisas no mesmo teste ou testar várias coisas ao mesmo tempo, você pode e deve. O que estou falando é para você criar a métrica antes e não alterar conforme o aprendizado for sendo feito. Sem agonia.


Pronto, agora deixe rodar este teste e crie vários testes. Eles vão te dar respostas positivas e negativas, não importa. O que importa é o que você vai conseguir aprender com cada teste.


Este ciclo se repetindo sem parar vai fazer você ter os seus próprios aprendizados. Implantado esta cultura na sua empresa ela vai crescer aprendendo e não chutando. Assim, você vai criar uma empresa que trabalho no fluxo PROBLEMA -> SOLUÇÃO e não SOLUÇÃO -> PROBLEMA que é exatamente este o ponto de todos estes posts.


Este é o último desta sequencia porque você já tem muito trabalho pela frente. Tudo que foi falado até agora é bastante trabalhoso e demoram meses para ser feito. Não tenha preguiça, faça! Os resultados virão, não se preocupe.


Se você gostou desta série comenta aqui embaixo e embaixo dos outros posts para que possa trazer mais material próximo as dúvidas de vocês. Não deixe de compartilhar o que gosta, já temos muitas coisas sem importância sendo compartilhadas, porque não compartilhar algo que te ajudou, quem sabe pode ajudar os outros.


#startup #startups #probono #probonodigital #dor #valor

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 - Probono Digital