Buscar
  • Probono

A (NÃO) PRÁTICA



Com um objetivo apontado você já sabe pra onde ir, agora que fica real.

Você tem que pensar em uma solução, pensar na forma mais barata de fazer. Por que mais barata? Porque você vai fazer e refazer esses testes por um tempo.


Quando digo que mais barato é mais barato, estou falando sem gastar nada, isso mesmo! Não seja aquela pessoa que teve uma ideia aí contrata uma desenvolvedor, gasta uma fortuna e quebra porque o custo neste formato é muito caro. Eu sei, já fiz! Sempre que encontro pessoas que estão começando no mundo de startup aparece alguém igual a mim que cometeu o mesmo erro ou falando que vai cometer esse erro, a gente avisa, passam 6 meses a pessoa volta falando que quebrou. 


Conclusão, este caminho te quebra, aceita.


Agora vou repetir como fazer para funcionar! Não gaste nada e faça vários testes.

Essa fase é chamada de ideação. Na ideação você não sabe como resolver o problema e nem quer saber, você tem que abstrair de tudo que acha que sabe.


A gente acha que sabe demais, esteja aberto para estar errado e ainda mais. Queira estar errado. Penso da seguinte forma, se existem 10 possibilidades de entregar valor, você testa 5, encontra um caminho bom e não olha os outros 5 você está com 50% de chance de não ter a melhor solução. Você vai criar a sua empresa caminhar um monte para descobrir que tem um outro caminho melhor e vai ter que mudar tudo. Não se preocupe, isso vai acontecer de qualquer jeito, mas só se você estiver aberto para experimentação. Porque o mais importante é entregar valor e não fazer o que você já fez ou quer. Se tem uma forma melhor de fazer faça ela.


Outro exemplo claro de erro que todos nós já cometemos e pedimos para que você não cometa é ter uma ideia desenvolver a sua ideia e querer aplicar para o mercado, pode ser um tipo de tecnologia ou qualquer coisa.

Imagina uma pessoa que está abrindo uma startup e quer fazer uma IA para catalogar o sistema judiciário, com essa IA você consegue dizer advogado está ganhando ou perdendo mais casos, consegue encontrar jurisprudência mais fácil e te auxilia a saber quais ações que mais acontecem no sistema judiciário. Estas são ótimas funcionalidades. Este cenário é muito comum, as pessoas tender a encontrar uma solução e ir ao mercado ver aonde se encaixa. Esse caminho é solução -> problema. Você pode até acertar algumas dores, mas não vai estar entendendo 100% do motivo.


Entenda, estas são todas ótimas funcionalidades, mas se você não sabe a dor de quem você está solucionando, não vai conseguir vender. Se você não vende mais é porque não entendeu como entregar valor para a pessoa certa. Então se ninguém está pagando o seu negócio não existe. As pessoas que veem valor pagam.


Pode começar a cobrar barato e errado, mas venda. Quanto mais pessoas pagarem você está entregando valor para mais pessoas. 

Aí a dificuldade vai ser ver se o modelo escolhido de entrega de valor é sustentável. Se ele não for, é porque você ainda não encontrou a forma de fazer, ainda.


Agora, vai errando, isso mesmo, vai fazendo vários testes com objetivo de aprender mais. Se acertar ou não não importa, o importante é cometer novos erros. Quando você vai errando vai perceber que o caminho não é aquele e que o outro talvez seja melhor.


#startup #startups #probono #probonodigital #dor #valor #errar

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 - Probono Digital